Capitu – 1×04

Publicado: 18 de dezembro de 2008 em Capitu
Tags:, , , , ,

Exibida em 12.12.2008 na Globo

De todos, esse é o episódio de maior expectativa. O motivo é a nova Capitu, agora interpretada por Maria Fernanda Cândido. Nos últimos três episódios (e boa parte desse) Letícia Persilles defendeu com competência os mais famosos olhos de ressaca; a diferença de atuação poderia em muito estragar o clima da adaptação.

O dilema poderia até ser evitado, por nós expectadores, se estivéssemos com o livro mais em mente do que pensamos estar. Embora Dom Casmurro seja lembrado como o romance da traição (ou não) a grande maioria do texto discorre sobre a juventude do casal. Portanto, Capitu aparece pouco e com breves falas na vida adulta. O que faz com que a troca de atrizes não seja tão gritante.

Quando chega o momento, a cena que o então Doutor Bento reencontra Capitu consegue fazer com que compartilhássemos a pele dele. Até a música tema já prepara o clima enquanto só se vê um olhar percorrendo uma parede em direção a amada.

A ironia da mudança é que se esquece que Bentinho também cresce na pele de outro ator, no caso, com a facilidade de já termos nos acostumado a ele como o narrador onipresente desde o início.

O estranhamento ao novo casal se desfaz rapidamente com a seqüência da lua-de-mel, com a Capitu muito mais esfuziante na alegria e um Bento contido e não mais assustado com as possibilidades da vida como quando era jovem.

O episódio também apresentou, antes da passagem de tempo, o vínculo definitivo entre Bentinho e Escobar com o fortalecimento da amizade. Como também o fim do martírio de permanecer no seminário a contra-gosto.

Da mesma forma que no episódio anterior, uma cena externa (a morte do Manduca) pega o podre Bento em plena felicidade e o trás para as trevas. A cena em si é simples, mas a locação é que complementa o tom do que se vê.

Nota desse episódio: ****

Expectativa para o próximo episódio: *****

Roteiro: Euclydes Marinho & Daniel Piza, Luís Alberto de Abreu e Edna Palatnik

Direção: Luiz Fernando Carvalho


<– Episódio Anterior | Episódio Seguinte –>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s