Faça Sua História – 1×37 – Noel da Conceição

Publicado: 22 de dezembro de 2008 em Sem categoria
Tags:, , , ,

Exibido em 21.12.2008 na Globo

Depois de ter sido um especial de fim de ano de 2007 na função de episódio-piloto, agora, um ano depois, o Faça Sua História chega ao posto de ser mais um programa natalino da emissora. Não tem jeito, todos os programas humorísticos da casa fazem algum especial de natal/reveillon.

Por enquanto, é o único especial que foca o tema da caridade. Noel, um velho camelô, ao ter sua mercadoria perdida, arranja um bico de Papai Noel; justo numa loja que faz aquela insolúvel divisão social na qual se você tem grana pode entrar à vontade na loja, mas se não tem não é permitido nem olhar a vitrine.

O Noel fica sensibilizado com a exclusão e houve o pedido de três garotos. Daí é que surgem as peripécias típicas da série ao buscar pelos lugares do Rio de Janeiro alguma ajuda que seja.

O interessante é que duas das pessoas que Noel procura, juntamente com Oswaldir, são reis depostos, em contraste com o messias que nasce nessa época. O primeiro é encontrado morto, no próprio velório. A situação é muito engraçada e acontece um mal-entendido, onde conhecidos do defunto pensam que Noel é um credor responsável por aquela tragédia. Dali resulta uma correria, algumas piadas e fim de papo.

O outro procurado por Noel é um chefão de morro que caiu. Claro que ele não sabia disso e mais uma vez Oswaldir se vê numa situação de perder a vida. A dupla só não passa dessa para melhor porque o atual chefão descobre que estava falando com seu tio Noel, que há muito não via.

Como passageira da vez no táxi há um antigo caso do Noel, que na juventude já era um bom malandro e entrou de bico numa festa à fantasia. Com um bastar de versos recitados no ouvido da então moçoila a conquista foi de imediato. Décadas depois, Noel a procura para ajudá-lo na sua empreitada. Não há nenhuma explicação sobre como depois de tanto tempo ele ainda sabia como encontrá-la. Como ele havia fugido daquela festa deixando a subitamente apaixonada a ver navios ele também tem que sair correndo para não apanhar dela.

Naqueles pulos que são comuns na série a história já finaliza numa cena numa igreja. Durante a encenação do nascimento de Jesus, onde os três garotos participam como os três Rei Magos, Noel é até aplaudido pelo nobre feito de atender, da maneira possível, os desejos dos carentes. Anteriormente toda a solução foi apenas contada pelo camelô para Oswaldir e para um travesti, que participou do episódio e ajudou um pouco também.

Quando Oswaldir chega ao fim do trajeto, na mesma igreja que acontecerá a encenação um ano antes, a passageira pergunta quanto ficou a viagem e o taxista responde que está já estava paga por Noel, que a espera do lado de fora. Novamente, ficamos sem entender porque Noel esperou mais um ano para tentar se redimir com seu amor de outrora.

Nota desse episodio: ***

Expectativa para a próxima temporada: ***

Roteiro: Geraldo Carneiro

Direção: Mauro Farias

Audiência:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s