Star Wars: The Clone Wars – 1×12 – The Gungan General

Publicado: 12 de janeiro de 2009 em The Clone Wars
Tags:, , , , , , ,

Exibido em 09.01.2009 no Cartoon Network

Como era de se esperar Jar Jar Binks participa ativamente do episódio para fazer aquele tipo de graça própria (também conhecido como sem-muita-graça). Por sorte, Anakin e Obi-Wan também recebem destaque, ficando um conjunto de cenas equilibradas.

Contrariando o que esperávamos do episódio anterior eles acabaram dopados com as bebidas. O que deu a entender é que os piratas foram mais espertos do que eles e já previam que os copos com sonífero seriam trocados. Uma situação potencialmente perigosa? Não.

Na verdade, os jedis protagonizam também uma situação cômica. Quando acordam estão amarrados ao Conde Dooku. Além de algumas ofensas mútuas os três se unem para tentar escapar da cela de detenção. Por duas vezes. Na primeira tentativa, o Lord Sith usa o poder da Força para encaixar uma faca esquecida por um guarda na fechadura da porta. Na segunda vez é Obi-Wan, que induz o guarda a abrir a porta. Em ambas oportunidades são recapturados pelos piratas.

Numa dessas escapadas há uma boa forçada quando Anakin usa uma barra de ferro para servir como uma vara de salto em altura. Se ele estivesse sozinho vá lá, mas ele está amarrado aos outros dois. Fica a pergunta: são as algemas fosforescentes que limitam os Jedis? Se sim explica porque tenham dificuldades para sair da detenção. Será que as mãos precisam estar mais livres para a telecinese? Se for o caso, como conseguiram pular em conjunto? Vale lembrar que num episódio anterior eles levitavam enormes pedaços de pedra e agora uma faca já dá trabalho e necessita grande concentração.

Ok, temos que voltar ao Jar Jar. Antes do representante Binks e do senador Kharrus pousarem com sua nave diplomática são surpreendidos pelo ataque de Turk, o braço direito de Hondo Ohnaka, que resolveu se rebelar e pegar pra si as especiarias que serão usadas como pagamento. Desse ataque resulta a queda da nave, a baixa de alguns troppers e também na morte do senador Kharrus. Com essa tragédia Binks para a ser a mais alta patente na operação. Sob seu comando eles acabam retomando a carga valiosa e ainda salvam Anakin e Obi-Wan na hora certa. Tudo graças a algumas trapalhadas e golpes de sorte do Gungan mais idiota do universo.

Os Jedis passam a correr perigo, e são torturados num campo de força, porque Turk faz a cabeça de Hondo, convencendo-o que a República está em pleno ataque aos piratas. Se não fosse pela traição de Turk, para dar uma pouco mais de caldo a trama desse episódio, teríamos aqui mais um da categoria de resgate. Esse seria involuntário, claro. Jar Jar até faz uma graça nesse sentido.

Com a queda no sistema de energia, não somente livra os jedis, mas também Dooku lá na cela. Ele aproveita para escapar na surdina, como sempre. Sem antes dar cabo de Turk e seu capanga, como bom filho da escola Sith de ser.

Nota desse episódio: ***

Expectativa para o próximo: *****

Roteiro:

Direção:

Audiência:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s