A Lei e o Crime – 1×02

Publicado: 13 de janeiro de 2009 em A Lei e o Crime
Tags:, , , , , , ,

Exibido em 12.01.2009 na Record

Chega a hora dos personagens encontrarem suas presas. Afinal, toda vingança torna-se uma caçada quando não se pode cumprí-la de imediato. E como o foco principal da série, é no Morro da Alvorada que os encontros de Catarina, Nando e Romero ocorrem.

Uma das grandes mancadas da estréia parece que será habitual na série. Catarina será a narradora do que aconteceu, enquanto conta ao escritor que comporá um livro sobre a trajetória dela. O uso do recurso é um clichê sim, mas tanto pode ser bom quanto ruim. Geralmente é útil quando o narrador extravasa sua personalidade enquanto narra ou é irônico no que relata. Dizer o que exatamente se verá a seguir ou servir apenas de introdução não acrescenta nada.

Esse segundo episódio é centrado em Catarina, que está pronta para assumir alguma delegacia. É óbvio que ela iria acabar perto do Alvorada. Um bom ingrediente para a trama é que ela sucede um delegado que foi morto num ataque repentino, com direito a rajadas de balas.

O marido de Catarina utiliza de suas influências com autoridades para que sua esposa tenha motivos para desistir da nova profissão. Ardilosamente manipula para que ela assuma o lugar do delegado assassinado, quando então a bombardeia com notícias sobre o crime. Mesmo sabendo do perigo a ex-socialite não desiste. Claro que um marido normal mandaria ela para a delegacia mais pacata do Rio. A amalucada estratégia de Renato (Eduardo Lage) rendeu um pequeno suspense e demonstra que o personagem será ativo e um empecilho constante.

Posto assumido, Catarina descobre que as investigações estão quase abandonadas. A delegacia é um covil de cobras. De um lado Romero (sim ele está agora aqui perto do Alvorada) e outros investigadores corruptos, de do outro lado um policial afastado do serviço em campo por ordem da corregedoria.

Catarina ordena que Romero suba o morro para cumprir alguns mandados de prisões. O corrupto aproveita a chance para tentar coloca a comunidade nas mãos de uma milícia. O plano dá errado por dois motivos. Primeiro o cessar do confronto entre policiais e traficantes, que aliás somente iniciou porque Nando e Romero se reconheceram e dá lhe tiro para tudo quanto é lado. Porém, Nando aceita o conselho de Valdo, informado por um policial X9, o Ari (Kito Junqueira), que devem não dar motivos para uma invasão maior de policiais. Invasão esta em conjunto com a polícia militar que Catarina descarta quando vai ao morro (através da dica de ) e percebe que não há tiroteio nenhum. Das sobras da operação uma moradora acaba cedendo fotos onde aparece Nando comemorando sua ascensão no morro. Pronto, Catarina fica sabendo que ele é o chefe ali.

Além de se estabelecer os encontros dos protagonistas da série outro elemento forte e importante surgiu. As milícias. Em alguns contextos elas são piores que os bandidos tradicionais. Um exemplo disso foi dado na cena da execução do rapaz que fuma maconha e transou com uma adolescente. Ele é morto não só para marcar a presença da milícia como também por questão de defesa da honra, hipocrisia da sociedade e um machismo podre.

Falando em machismo, vem daí a cena final de gosto muito duvidoso. Catarina tem seus primeiros dias como delegada e é esnobada numa festa da alta sociedade. As mulheres lhe viram o rosto ou mudam de lugar. Como narradora ela diz que teve de se valer de um argumento muito forte para mostrar que era a Catarina de sempre. O que ela faz? Ela tira a arma da bolsa e põe sobre uma mesa. O que as damas da sociedade fazem? Sorriem. É uma situação tão abominável quanto um cowboy entrar num saloon, baixar a braguilha e mostrar a arma. Receberá os mesmos sorrisos.

Nota desse episodio: ***

Expectativa para o próximo episódio: **

Roteiro: Marcílio Moraes

Direção: Alexandre Avancini

Audiência: 16 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s