Star Wars: The Clone Wars – 1×15 – Trespass

Publicado: 2 de fevereiro de 2009 em The Clone Wars
Tags:, , , , , , ,

Exibido em 30.01.2009 no Cartoon Network

Novamente a guerra em si é questionada. Dessa vez fazendo uso de uma outra guerra, ou melhor, uma guerra particular, longe das questões republicanas ou separatistas.

Quando se chega a tal ponto não é necessário se valer dos vilões costumeiros da série, caindo no maniqueísmo do bem e do mal. O mal se manifesta em ambos os lados conflitantes, vindo apenas da atitude de se estar praticando o bem maior, ou seja, a manutenção da paz.

A trama se passa no planeta Orto Plutonia, um posto avançado da República, atacado por droids Separatistas. Obi-Wan e Anakin logo percebem que um grupo não atacou o outro, e sim, um terceiro, aparentemente nativos do local.

Até então, sendo um gelado planeta inóspito, acreditava-se que não era habitado por nenhuma forma de vida. Isso segundo os habitantes da lua próxima, Pantora, que requisitam ao Senado da República a legitimação daquele mundo como seu protetorado.

O problema é que os Jedis fazem contato com uma forma de vida inteligente, os Talz, que anteriormente atacaram os pelotões de clones e droids porque foram recebidos de maneira não amigável. Seu líder é Thi-Sen.

Do lado dos pantoranos temos a senadora Riyo Chuchi e o presidente Chi Cho. O mandatário de Pantora fica horrorizado com a brutalidade dos ataques e ordena que os jedis eliminem os nativos, que considera apenas animais selvagens.

Riyo Chuchi é ainda jovem e receosa de seu poder diplomático. No começo ela apenas discorda de seu presidente mas deixa claro que os povos podem viver em paz. No momento que Chi Cho cessa formalmente as negociações pacificas ela aceita a ideia de Obi-Wan em procurar apoios com outros líderes de Pantora afim de derrubar a presidência.

Chi Cho acaba morrendo vítima de uma emboscada, colhendo a discórdia que plantou. É quando Riyo Chuchi se encoraja para, em nome dos pantoranos, constituir a paz para com os Talz, reconhecendo que eles são os verdadeiros donos de Orto Plutonia.

Nessa história simples, sem ao menos um sabre de luz em riste, e com apenas uma cena de ação (a da emboscada), The Clone Wars mostra uma boa maturidade narrativa. Além é claro de remeter aos bons momentos em que a saga espacial se baseia em planetas gelados, uma locação de forte impacto.

Nota desse episódio: ****

Expectativa para o próximo: *****

Roteiro: Steve Melching & Scott Murphy & Henry Gilroy

Direção: Brian Kalin O’Connell

Audiência:

Anúncios
comentários
  1. Bruna disse:

    Eu adoro esse episódio e um de meus favoritos.
    Star Wars e um desenho otimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s