A Lei e o Crime – 1×05

Publicado: 6 de fevereiro de 2009 em A Lei e o Crime
Tags:, , , ,

Exibido em 02.02.2009 na Record

Esse episódio segue uma linha diferente dos demais, com erros e acertos decorrentes. Pela primeira vez na série não há uma relação direta entre a comunidade da Alvorada e a delegacia de polícia próxima.

Isso porque o caso policial retratado nesse episódio só atinge diretamente a vida de Catarina e seus inspetores, passando longe de qualquer pessoa do morro. O que na verdade seria bem possível, visto que o suspeito de crime é um cantor da alta roda da sociedade mas ainda sim popular, tanto que prostitutas demonstram conhecê-lo bem. O roteiro poderia ter dedicado uma cena ao assunto para fazer uma conexão mínima entre os dois núcleos.

Fora isso ainda se mantém o relacionamento de Leandro com Nando. Eles agora conseguem entrar num acordo e a carga de droga roubada é vendida sem maiores problemas. Valdo chega a questionar o patrão se é seguro confiar num policial como fornecedor. As atitudes de Leandro, que oscilam entre um profissional corrupto e íntegro, ainda geram dúvidas até aos expectadores da série. O que faz certamente dele o melhor personagem entre todos. Ao final do episódio ele redige um texto que tanto soa como um relatório para um superior como um diário pessoal debochado.

O crime da semana é o assassinato de um travesti. O suspeito é o cantor Augusto Aguiar (Saulo Vasconcelos) que, mesmo sendo um garanhão que se aproveita da sua fama para possuir várias fãs mulheres, resolve fazer uma experiência com um homem travestido.

No oba-oba da imprensa até questionam se a esposa do cantor, Gisele (Natália Guimarães), tem algo mais. Tudo porque Augusto reluta em admitir o interesse em travecos e cada vez mais dá margem à interpretação que é de fato o culpado. Ele e Rocha, o advogado, chegam a contratar uma prostituta para depor em seu favor. Como Catarina faz vista grossa ao amigo ele escapa de ser enquadrado em vários delitos.

Ari e Romero ficam encarregados das investigações e se esforçam. Claro que com todo o fino trato conhecidos deles: agredindo, ameaçando ou humilhando as diversas pessoas contatadas. Graças à malandragem, principalmente de Ari, que tem mais contato com o meretrício homossexual, eles chegam ao verdadeiro autor da morte de Michela (Patrícia Araújo), um motorista de táxi, Rodney (Marcio Roccardi), que logo confessa.

Seria muito simples e ingênuo se fosse somente isso. O que ocorre, e valoriza muito o texto, é que a dupla resolve extorquir Rocha para livrar a barra do seu cliente.

Romero, em mais um episódio seguido, não tem grande destaque, apenas remoendo seu ódio por Nando. Sua mãe, Luísa, é que vai na direção contrária e sai das mesmices de suas frases repetitivas desde o início da série. Ela sobe o morro da Alvorada para se encontrar com Nando e pedir para que ele desista de Olímpia e Sandrinha e vá para longe. O conselho não surte efeito, muito pelo contrário, a obsessão só cresce. A certeza é que com a visita da sogra Nando tem a confirmação que Josefa, tida como ainda desaparecida, o está enganando.

Se fosse apenas pelo lado investigativo do crime esse episódio se daria muito bem, como também na negociação da droga roubada. O que atrapalha são os cacoetes de sempre, atuações que ficam forçadas ou fora de tom, trilha sonora que mais irrita do que cria clima, e o lado meio novela quando trata da saudade que Nando tem da esposa e filha, inclusive houve algo bem típico no gênero, uma cena flashback de alcova.

Nota desse episódio: ****

Expectativa para o próximo episódio: ***

Roteiro: Marcílio Moraes

Direção: Alexandre Avancini

Audiência: 13 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s