Star Wars: The Clone Wars – 1×16 – The Hidden Enemy

Publicado: 9 de fevereiro de 2009 em The Clone Wars
Tags:, , , , , , ,

Exibido em 06.02.2009 no Cartoon Network

Após manter um alto nível de histórias nos recentes episódios a série apresenta uma grande queda. A trama aqui apresentada volta ao tema do traidor, sem apresentar algo novo e sem empolgar muito, o que seria uma boa compensação com as cenas de ação.

Relembrando, tivemos traidores tanto humano, embora no caso fosse um humano não-clone, quanto droids, estes em até maior número, porque é mais fácil corromper uma máquina que seres inteligentes. Ainda mais numa série que salpica toques moralistas em muitos momentos.

Em Cloak of Darkness (1×09) o homem que se corrompe o faz numa suposta superioridade do livre-arbítrio perante os clones, que receberam dezenas de programações desde a concepção e estão fadados a uma doutrina que não questionam. Desta vez, vemos um clone trair almejando a liberdade de seus irmãos, sem contudo se ater que muitos deles morrem até se atingir esse objetivo. Não há nenhuma explicação detalhada como os Separatistas convenceram Slick a mudar de lado. Ele apenas argumenta que os clones não devem ser “escravos” dos Jedis.

Tudo começa num retorno ao planeta Cristophsis, sim, aquele do longa-metragem, exibido apenas nos cinemas. Durante um momento em que Anakin e Obi-Wan se preparam para um ataque arrasador às novas forças invasoras Separatistas tudo se inverte numa clara emboscada.

Depois de uma investigação nos restos de um droid tático o comandante Cody e o capitão Rex descobrem que há um traidor e que é um dos clones. Os suspeitos diretos são quatro troopers sob o comando do sargento Slick. Sem mais demoras os dois passam a interrogar os irmãos. Todos acabam tendo um álibi e justamente o sargento cai em contradição e se denunciando. Slick consegue escapar e provoca uma grande baixa no depósito de armas, deixando todo o regimento fragilizado para resistir a um novo ataque.

Enquanto isso, Anakin e Obi-Wan cruzam a cidade em direção ao quartel-general dos Separatistas. O motivo? Conseguirem alguma pista do traidor. Convenhamos, não é o lugar mais inapropriado para descobrir algo assim? Que estratégia maluca é essa, Jedis?  A resposta é o roteiro que não sabe o que fazer com a trama e força uma situação de impacto.

Lá no comando, numa entrada totalmente facilitada pelo inimigo, encontra-se Asajj Ventress. Os três logo partem para uma luta de sabres, só que sem nenhuma emoção. Muito longe do que essa sith proporcionou contra Ahsoka Tano e Luminara Unduli, também no episódio Cloak of Darknes. Foi uma cena desperdiçada. E tinha tudo para dar certo, pois seria o primeiro encontro de Anakin e Ventress nessa série.

Ok, o episódio continua semana que vem prometendo uma batalha desequilibrada. Ventress, ainda por cima, parece que tem um surpresinha a seu favor. Porém, qualquer desfecho não salva esse episódio de ser mal elaborado. Se o foco ficasse apenas nos clones sairia bem melhor, mas a balança entre a investigação do traidor e a ação dos Jedis foi um tiro de festim.Ah, alguém reparou no “mortal” ataque que Ventress faz aos Jedis, com livros?!?!

Nota desse episódio: **

Expectativa para o próximo: *****

Roteiro: Drew Z. Greenberg

Direção: Steward Lee

Audiência:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s