Lost – 5×06 – 316

Publicado: 19 de fevereiro de 2009 em Lost
Tags:, , , , , , , ,

Exibido em 18.02.2009 na ABC

De volta à ilha. E onde tudo começou. Esse episódio que leva o nome do novo voo que conduz os losties para a ilha mais fantasiosa das últimas décadas se mostra recheado daquelas sensações que tanto gostamos. A tensão pela iminência do acidente.

Talvez Lost nunca fosse um sucesso se os personagens chegassem a bordo de um barco, submarino ou um balão. A graça de nos envolvermos nessa imensa fantasia é que somos animais com medo de voar.

Jack abre novamente os olhos depois que se descobre caído em meio à floresta de bambus. Um pedaço de papel ao invés de uma garrafa no bolso. E gritos. Só que gritos que chamam pelo seu nome. Ok, então não é o começo da série.

Por que Jack, Hurley e Kate foram parar na cachoeira é um belo mistério. O avião da Ajira Air se desintegrou no ar após o clarão? Ou eles viajaram apenas no tempo para encontrar Jin vestido com um uniforme Dharma? Só isso já vale o episódio.

Foi bom saber que a senhora Hawking não iria fazer ali na igreja algum ritual pra lá de místico para enviar todos para a ilha. Não, eles terão que pegar um avião e esperar que ele cai lá. Simples assim. E não é que Jack estava certo quando pirou e viajava pelo mundo para isso. Ele só não tinha os conhecimentos da Dharma (e a estação Poste) para determinar o voo certo.

Isso explicou porque nem todo mundo precisaria estar ali, como também o prazo alegado, que seria o horário de partida do avião. Tanto que eles se dispersaram e se reencontraram no aeroporto ou já a bordo.

Sem muita explicação Hurley aparece, comprando vários assentos a fim de evitar as mortes de algumas pessoas. Lapidus, sem barba, é o piloto. Sayid aparece detido e acompanhado de uma agente federal. Ben está machucado. Kate aceitando retornar com a condição de não se falar mais em Aaron. Mas Sun foi só trocar de roupa?

Aposto que todos as pontas desses mistérios apresentados estão relacionadas à Widmore, Penelope e Desmond. Já que ele não topou voltar à ilha e sabemos que vingança pelo assassinato de Alex ainda está valendo para Ben. De quem era todo aquele sangue no zoiudo quando ele telefonava de uma marina? De Penyy?

Um dos grandes mistérios foi revelado. Christian usava um tênis por causa de Jack. O que serviu para construir a ótima cena do bom médico trocando os sapatos do defunto Locke. E o bom disso é o conceito de reconstruir nas situações o que havia na primeira queda. Quanto mais próximo melhor.

Num episódio feito para os fãs se divertirem com tantas referências não há como achar problemas. Escrito pela dupla de produtores pode até ter mais elementos escondidos que não percebemos ainda. Claro que escondido não é exatamente o passageiro a mais na primeira classe e, pelo jeito, complicará a vida dos losties.

Nota desse episódio: *****

Expectativa para o próximo episódio: *****

Roteiro: Damon Lindelof & Carlton Cuse

Direção: Stephen Williams

Audiência:

Anúncios
comentários
  1. Lucas disse:

    Ainda nao vi o episódio, mas estou bem ansioso pra ver! 🙂

  2. netiteve disse:

    Lucas,

    Esse episódio é ótimo. Cheio de referências ao primeirão da série.

  3. Olá, Netiteve!

    Quanto mais leio os comentários sobre este episódio, mais me sinto remando contra a maré. Fiquei decepcionado com a facilidade com que eles voltaram à ilha. Torcia para ver isso acontecendo, mas imaginei que isso ocorreria com grandes dificuldades, grande sacrifício. Mas, não. Eles pegam um vôo comercial (todos miraculosamente estão lá – embora acredito que isso ainda será explicado) e conseguem voltar à ilha simplesmente por estarem no lugar certo e na hora certa. Aparentemente, o avião nem precisou cair. E, eu apostava que não seria um avião que os levaria de volta para lá.

    Mas, isso não quer dizer que o episódio seja ruim. Só senti que foi um episódio menor quando comparado aos demais desta temporada. Continuo fã de “Lost” e ansioso pelo próximo episódio, que promete ser ótimo!

    Um abraço!

  4. netiteve disse:

    Adelson (TD Séries),

    Eu fiquei remando contra a maré (um pouco) no anterior, onde vi poucas novidades. Nesse eu já saí satisfeito e achando que foi um ótimo episódio.

  5. Ka disse:

    Olha..eu acho que Ben matou Pen mesmo! O cara é um psicopata. Não tem jeito. Não tem freio moral. Ele faz o que acredita ser certo.
    Esse detalhe foi o que mais me chocou no episódio. Adorei a narrativa referência – começar o episódio com Jack já na Ilha impactou mais do que se isso fosse mostrado só no fim, pois sabíamos que eles voltaríamos. Foi o charme essencial, o diferencial de Lost.
    Acho que nãohouve facilidade na volta – principalmente para Kate. Ela estava ali por alguma razão muito séria. Mais um mistério…que bom!
    No mais, que venha Jeremy Benthan – Estou ansiosa.
    Abs

  6. netiteve disse:

    Ka,

    A possibilidade de Ben ter matado Penny é alta. Procuro nem pensar nisso por enquanto. O que eu já desejo é que a confirmação (ou não) disso se dê em algum desdobramento para depois e na ilha.

    Do mesmo jeito que Widmore fez algo errado em quebrar as regras (ao matar Alex) penso que Ben também deva passar por algo por também não cumprir o trato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s