Star Wars: The Clone Wars – 1×19 – Storm Over Ryloth

Publicado: 2 de março de 2009 em The Clone Wars
Tags:, , , , , , , , ,

Exibido em 27.02.2009 no Cartoon Network

Entramos na reta final da temporada com a primeira parte de uma trilogia bem agitada. Se os próximos episódios tiverem esse mesmo pique estará ótimo. A seguir ainda haverá um outro episódio, provavelmente solo ou que terá um belo gancho para se concluir no início da temporada seguinte.

Depois de uma semana de pausa da atração é bom retornar com um episódio de bastante ação e também recheado, muito bem recheado, de estratégia para com os combates travados. É uma aventura de guerra, bem conduzida.

A questão gira em torno do planeta Ryloth, que sofreu um ataque dos Separatistas há algum tempo. Agora, as forças da República tentam furar o bloqueio orbital para o desembarque das tropas que Obi-Wan comandará.

Uma novidade é o comandante da nave de controle dróide (Lucrehulk-class), Mar Tuuk, se mostrar mais esperto que muitos vilões da série. Em certo momento ele solicita um perfil de Skywalker, para poder se preparar para um segundo ataque. Não fugindo das tradições, quando perde a batalha, ele abandona a nave de fininho e deixa o abacaxi com os droids.

Um escape na hora certa é uma das estratégias de Anakin para atacar Tuuk. A ideia é se utilizar de uma nave bem avariada, a Defender, e a lançar a toda força contra a principal dos inimigos. Sendo um destróier não há como eles destruírem a tempo. Um papo furado de trégua momentânea também ajuda a se aproximar um pouco mais. Depois que tudo está posicionado ele e R2-D2 pulam para uma cápsula de fuga para assistir o belo show.

E que show. Ahsoka tem a oportunidade de seu primeiro comando, como também até o seu segundo e mais valioso. Horas antes, quando comandava um esquadrão de caças, no ataque inicial, ele perdeu todos os seus pilotos. Arrasada e abatida ela acha que não podem fazer mais nada sem reforços. Acontece que Yoda e Mace Windu mandam eles se virarem.

Como Anakin parte sozinho para o lance kamikase ela tem que terminar o ataque. Outro peso na consciência da padawan é que até o Almirante Yularen se feriu quando ela teimou por uns instantes em não voltar com seu esquadrão, retardando o recuo para o hiperespaço.

Pedaçinho acaba bolando uma estratégia mais ousada que a de seu mestre. Ela quer usar o destróier sob seu comando, a Resolute, com o casco inferior como escudo, dando mais condições de ataque com caças pelos flancos. Isso por conta dos escudos enfraquecidos. Plasticamente é uma estratégia bonita de se ver. Tecnicamente não, pois o escudo a ser gerado é de área muito maior do que um ataque frontal. Tudo vale pelo show.

Ninguém dúvida que tudo ocorre bem, certo? E Obi-Wan chega logo em seguida, pronto para realizar o ataque terrestre que veremos no episódio seguinte.

Nota desse episódio: *****

Expectativa para o próximo: *****

Roteiro: George Krstic

Direção: Brian Kalin O’Connell

Audiência:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s