Star Wars: The Clone Wars – 1×20 – The Innocents of Ryloth

Publicado: 31 de maio de 2009 em The Clone Wars
Tags:, , , , , , , , ,

Exibido em 06.03.2009 na Cartoon Network

A segunda parte desta trilogia que prepara o fechamento da temporada não tem o mesmo pique da anterior, seja em ação ou até na proposta. O ritmo mais lento, porém, serve para valorizar os sempre presentes clones.

Quase sempre que surge uma discussão do cotidiano da guerra eis que um grupo de clones está presente. Para os Jedis e quaisquer outros o conflito apenas está lá, e a questão é se foi resolvido ou não, fugindo das causas e efeitos imediatos.

Afora os clones temos um foco em Obi-Wan Kenobi e Mace Windu. Eles são os responsáveis pelo desembarque das tropas em Ryloth, especificamente em Nabat. Ocorre que o vilão Wat Tambor já previra um ataque da República e providenciou uma unidade tática TX-20 para melhor gerenciar a situação. Esse dróide rende bons momentos para o episódio sempre antevendo as manobras de Obi-Wan, e até sabendo de sua fama de planejar ataques enganadores.

Melhor que isso, o dróide lança mão de colocar centenas de reféns, os Twi’leks, em volta de seus potentes canhões de fótons, calculando que o escudo vivo dará uma vantagem poderosa. Num primeiro momento são os canhões que impedem a aproximação das naves de assalto republicana, sob o comando de Mace Windu, não tendo outra saída a não ser a de que Kenobi utilize de naves menores ou apele para uma boa caminhada sem muito alarde para contornar o problema.

É aí que a trama principal do episódio se inicia. Quando se aproxima da vila Nabat, Cody escolhe alguns clones para sondarem o terreno à frente. Logo a ação passa para os batedores Boil e Waxer, que encontram a vila abandonada e sem sinal de mortes civis. Seria um bom momento de tensão para o episódio mas já sabemos que os habitantes estão longe dali e vivos.

A dupla de clones acaba encontrando uma criança Twi’lek, Numa, e logo fazem amizade. Boil quer cumprir logo a missão mas Waxer acha que devem levar a pequena cabeça-de-cauda com eles. Lá adiante no episódio há o clichê de justamente a indefesa e inocente criança ter uma solução (túneis) para um ataque de duas bestas gutkurrs, e isso um pouco depois de quase a narrativa cair num sentimentalismo barato, a respeito dos inocentes na guerra, as crianças de modo geral.

O trio surge para o restante do pelotão de clones através de um buraco no chão, assim que Obi-Wan cuida do restante da manada de gutkurrs, na melhor maneira Jedi de controle mental de seres inferiores, após várias baixas.

Claro, graças aos túneis Obi-Wan chega até o canhão e salva os reféns, inclusive o pai de Numa. E pra não dizer que o roteiro não apela para uma forçada de barra há o momento em que Obi-Wan tenta acabar com o dróide tático e sofre um revés. Quem o salva? Os Twi’leks subindo num tanque separatista e destruindo o TX-20 a base de socos!!!

Mace Windu surge no final no melhor estilo força-que-chega-para-fazer-pose, com tudo já resolvido. O poderoso Jedi ficou de figurante mesmo, fazer o quê?

Resta agora saber, na conclusão, semana que vem, como será a tomada da capital de Ryloth.

Nota desse episódio: ***

Expectativa para o próximo episódio: ***

Roteiro: Randy Stradley & Henry Gilroy & Scott Murphy

Direção: Justin Ridge

Audiência:

Anúncios
comentários
  1. Esses desenhinhos de Star Wars – que, aliás, são todos rídiculos – só servem pra exarcebar o fetiche de Lucas por stormtroopers…

  2. wesley praça disse:

    this pedro henrique e ñ a haters who know understand the mentality of genius lucas and therefore speaks ill of the best drawing of the series

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s