Nurse Jackie – 1×01 – Pilot

Publicado: 10 de junho de 2009 em Nurse Jackie
Tags:, , ,

Exibido em 08.06.2009 na Showtime

Nessa temporada de estreias temos uma grande leva de séries médicas. Com Nurse Jackie a exploração desse filão tem um toque diferente ao pôr em destaque não um médico específico ou uma equipe, mas sim, uma enfermeira.

Jackie Peyton (Eddie Falco) é a pessoa errada no lugar certo. Numa mistura de bondade e maldade ela conduz a sua própria vida e as dos pacientes do hospital onde trabalha numa sucessão de reações emocionais.

Ao mesmo tempo que sofre com a morte de um ciclista que entregava pizzas ela expõe um segundo ao perigo ao furar o pneu da bicicleta deste. E isso porque até alguns colegas de trabalho a encaram como santa. Imagine se não fosse.

A santidade é um tema geral desse episódio, como também será sempre da série, devido as aparições constantes de imagens de santos, capela e até de freiras nas dependências do hospital. E vem justamente de uma frase de uma freira um resumo de Jackie: pessoas que fazem o mal tem um grande potencial de fazer o bem.

Outro elemento crucial para a personagem é o uso de drogas, se não por vício ao menos para suportar uma crônica dor nas costas. E no seu dualismo fica até difícil acreditar por completo que ela não transa com o enfermeiro Eddie Walzer (Paul Schulze) também com o propósito de obter dele algum medicamento para sua dependência química.

Podemos dizer que Jackie funciona a base de troca. Ela é generosa com quem lhe dá algo útil, mesmo que não a pessoa não saiba disso e ela cometa um furto, dos vivos e mortos. Talvez por isso a sua relação com o Doutor Coop seja um desastre, como tirar algo de um incompetente?

Ao final do episódio, a surpresa da vida dupla. Ela é casada, tem duas filhas. E faz um grande pedido à santa, de não querer ser boa, por enquanto.

Mesmo num programa de meia hora os diversos personagens de apoio são apresentados com facilidade nas diversas cenas rápidas. Não há excessos ou perda de tempo nos diálogos, sempre espertos. Assumidamente uma comédia, tem bons momentos dramáticos, num trânsito livre entre um e outro gênero.

Eddie Falco já se destaca como uma forte candidata a melhor atriz em série cômica dessa temporada. E como prova, antes da exibição do segundo episódio a série já garantiu uma segunda temporada.

Nota desse episódio: *****

Expectativa para o próximo episódio: *****

Roteiro: Liz Brixius & Linda Wallem and Evan Dunsky

Direção: Allen Coulter

Audiência: 1,35 milhões

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s