V (2009) – 1×01 – Pilot

Publicado: 4 de novembro de 2009 em V
Tags:, , , , , , ,

Exibido em 03.11.2009 na ABC

Tudo o que é novo assombra e seduz. Tanto a aceitação quanto a rejeição seguintes vem da iniciativa de avaliar se a tal novidade pode resultar boa ou má. A cultura, o desconfriômetro ou uma mera sensatez são suficientes para compreender a abrangência do fato. E a estreia de um remake de série de tv é tão idêntica nessa questão como aliens pairando sobre as grandes cidades da Terra, ao menos no mundo televisivo.

V era duas minisséries, em 1983 e 1984. Depois virou uma série regular que não durou muito. Nas suas duas primeiras encarnações foi um grande sucesso, primeiro por apresentar uma visão hostil de alienígenas, frente à onda de visitantes mais bonzinhos, como por exibir uma eficiente metáfora dos regimes nazi-facistas da época da Segunda Guerra Mundial.

Nessa nova versão V tem o grande desafio de se superar em relação ao seu original e também as várias cópias que a sucedeu. Por exemplo, a maioria dos espectadores certamente associará a chegada das naves com as cenas iniciais de Independence Day. Já sendo esperto, o roteiro tira um sarro disso logo na primeira oportunidade.

Outro acerto do texto é deixar de lado todas as facilidades narrativas do original, principalmente da revelação das verdadeiras intenções dos Visitantes, que antes se dava naquela situação forçada do mocinho da série num duto de ar e um visitante se “arrumando” no espelho. Aqui ela é fruto da primeira boa atualização da série, o terrorismo. Esse novo tema se revela tão bem integrado a trama central que certamente será o melhor achado durante um bom tempo.

Outra mudança, mais óbvia, são os novos personagens. Aqui e ali lembram os anteriores, porém eles têm personalidades bem próprias. Quem mais se assemelha é Tyler Evans (Logan Huffman), o jovem rebelde que se alia à sedução dos Visitantes, mesmo assim com um mote diferente.

Há muito menos personagens agora. Dos antigos alguns parecem fundidos num só ou apenas com troca de sexo, o caso do jornalista, agora Chad Decker (Scott Wolf). O maior enxugamento acontece com os Visitantes, que se resume quase à figura de Anna (Morena Baccarin), a comandante dos aliens. A interpretação da atriz, aliás brasileira, é uma alívio frente ao desastre do elenco anterior de vilões.

Esse início de série traz uma maior rapidez na trama, logo unindo os dois líderes da resistência, a agente do FBI Erica Evans (Elizabeth Mitchell) e o padre Jack Landry (Joel Gretsch). Cabe a eles a mesma visão de enxergar o perigo da devoção para então expor, ainda de modo sutil, a ascensão de um regime totalitário. E uma curiosidade é descobrir que a pichação da letra V agora é feita pelos simpatizantes aos Visitantes e não pelos Resistentes como símbolo de vitória. Outra abreviação bem interessante é a aparição do elemento alien contrário à invasão e seus propósitos, na figura de Ryan Nichols (Morris Chestnut), e de uma forma bem mais crível.

Fechando as novidades temos a descoberta que os aliens já se infiltraram na sociedade há tempos, diferente daquela antiga técnica da lavagem cerebral depois da chegada. E claro, agora os Visitantes são hábeis em armas brancas em oposição aquelas mais que manjadas armas laser de todos os filmes de ficção científica. E, ok, já sabemos que os Visitantes querem um pouco de água.

Enfim, na comparação, V 2009 é um produto muito melhor, até porque o primeiro já ficou ultrapassado, tanto na narrativa quanto nos detalhes técnicos. Agora, analisando como algo inovador, não se pode dizer o mesmo, mesmo sabendo que é por culpa da exaustão do tema invasores.

V é competente, bem escrito e dirigido, com bom uso das tensões. Certamente manterá a audiência inicial tendo em mãos uma premissa simples, sem tentar se igualar às séries que inventam mistérios a mais a cada novo episódio. A série vem em boa hora para a tv e o mundo real. Ela trata da consciência da existência do mal. E ele está ali diante, e, quase sempre, alimentado por nós mesmos.

Nota desse episódio: ****

Expectativa para o próximo episódio: *****

Roteiro: Scott Peters

Direção: Yves Simoneau

Audiência: 14 milhões

comentários
  1. Estou com muita vontade de ver essa serie. Onde posso ver o episódio piloto?! Algum blog, site ou link que o disponibiliza?!
    ABRAÇO

  2. netiteve disse:

    Ricardo,

    O Netiteve não indica links de download. Por outro lado, a série chegará à tv paga antes mesmo de terminar a temporada. Pena que nesse ano apenas quatro episódios serão exibidos e atrasará a estreia por aqui.

  3. Olá, Netiteve!

    Ótimo texto! Estou com as mesmas dúvidas que você com relação a esta nova versão: primeiro, se ela será capaz de se diferenciar da versão original e manter o interesse de quem já a assistiu; segundo, o que ela trará de diferencial em relação a tantos seriados e filmes sobre o mesmo tema.

    Fora isso, adorei este episódio! Os novos efeitos especiais ficaram fabulosos! Gostei também do elenco principal, que parece dar conta do recado.

    Vamos aguardar pelos próximos episódios!

    Um abraço!

  4. netiteve disse:

    Adelson,

    O bom é que só pelo piloto já dá para sabermos que mesmo sendo tudo semelhante ao original ainda assim dá para despertar curiosiade do destino da história e dos personagens. Um sinal que a trama está sendo bem contada.

  5. Gabriel disse:

    Eu nunca vi a versão antiga, e até penso em conferir para ver o resultado. São muitos elogios, ao menos.
    Mas sobre “V 2009”, digo que gostei bastante. A parte técnica, a trama, os personagens, tuudo muito bom.
    A (minha) eterna Juliet arrebentando. Elizabeth Mitchell é maravilhosa. Mas a querida Morena também promete surpreender.
    Aguardo uma continuação tão boa assim.
    Abraços!

  6. netiteve disse:

    Gabriel,

    A antiga V era ótima. Hoje em dia, porém, muita coisa que havia lá está superada, principalmente de direção e atuação. Esquecendo disso é um ótimo programa.

  7. Aglioeolio disse:

    Nao vi o original pra virar fã de carteirinha, mas lembro que era um hype danado emcima dessa serie na época aqui no Brasil, qdo eu era bem pivete

    Gostei desse primeiro episodio, vamos ver se engrena como o Flashforward…

  8. netiteve disse:

    Aglioeolio,

    V e Flashforward irão brigar entre si durante muito tempo se as duas vingarem nessa primeira temporada e depois como sucessoras de Lost.

  9. Lucas Santtos disse:

    Minha primeira visita!
    Primeiramente parabéns pelo BLOG e quanto ao texto está excelente! Eu nunca conferi as outras versões da série, essa é minha primeira e eu não estava com muitas expectativas, porém fui um tanto quanto surpreendido com o PILOT que prometeu uma série com grande potencial! Adorei as cenas da chegada dos Visitantes, uma loucura que só não? Gostei das comparações que você fez, deixou o texto ainda melhor.

    Parabéns!
    @lucas_santtos

  10. netiteve disse:

    Lucas,

    Volte sempre ao Netiteve.

    Vale a pena ver as versões antigas, embora tenha algumas coisas bem datadas. Soam até engraçadas, mesmo pra quem achava muito bem feitas àquelas época, como eu. Os tempos mudam e a maneira de se fazer um roteiro também. E que bom que hoje em dia é justamente na tv que estão os melhores roteiristas.

  11. Ruy disse:

    Alguem sabe quando continua a serie que esta parada no capitulo 4 ,….

  12. netiteve disse:

    Ruy,

    A série V retorna na próxima terça, dia 30 de março, com mais oito episódios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s