The Event – 1×01 – I Haven’t Told You Everything

Publicado: 21 de setembro de 2010 em The Event
Tags:,

Exibido em 20.09.2010 na NBC

Todos dizem a mesma coisa: é difícil uma série superar Lost em termos de mistérios apresentados e na sustentação deles. Ano passado, FlashForward foi a primeira a tentar quebrar esse mito, onde naufragou na sua narrativa morosa e na estrutura falha de apresentar novos elementos que não causavam mais impactos.

The Event, criada por Nick Wauters, consegue se sair bem por alcançar pontos que Lost usou também logo no seu piloto. Claro, o que veio na sequência é outra coisa, como aqui também será. O importante a se destacar é: o “inimigo” não se conhece, é algo que não se consegue nominar diante do pouco que os olhos viram.

Visualmente, para ser bem sincero, é algo idêntico para o gancho dos dois premiere series. Algo que acontece num nível superior aos olhares incrédulos: uma distorção no céu contra o balançar do topo de árvores. Sem falar que ambos se valem de um icônico avião em toda a construção dramática, veículo de transporte que causa uma sensação de incômodo em muitas pessoas, mesmo acostumadas aos vôos. Algo bem instintivo.

As idas e vindas dos flashbacks de The Event parecem ser uma desordem com a intenção apenas de mascarar que não há nada de muito substancioso no texto, mas depois que o quebra-cabeça vai se montado percebesse que essa estrutura de fato será uma base da série. O uso dos flashbacks, em função da apresentação capitular de alguns personagens, ajuda que as lacunas das histórias, que futuramente serão aprofundadas, não fiquem com a impressão de omissão, ou um possível tiro no pé no roteiro: o mistério forçado, com excesso de elipses de tempo, o que aconteceria se tudo fosse linear. Quando nos damos conta que faltam esses momentos o episódio acaba e tudo se torna material para o desenrolar da temporada, como, por exemplo, porque o mocinho da série Sean Walker (Jason Ritter) tenta evitar o incidente (ou quem sabe o próprio Evento).

Falando em protagonista é óbvio que é de idade bem mais jovem que a média das outras séries já citadas, que apresentavam personagens mais maduros e com dilemas distantes de elementos exclusivamente românticos como a de constituir um noivado. Essa escolha deve influir em alguns desdobramentos, com certeza, e não dá para negar um alvo na audiência.

Alguns elementos fracos é a manjada presente de um presidente americano (e mais um negro) assumindo uma posição de destaque e uma personagem misteriosa que sabe de tudo e provavelmente revelará em doses pequenas as informações. Há o típico agente federal que está envolvido nas investigações ou no controle de um grande esquema, mas ele teve apenas uma função de apoio e ainda não incomoda.

Voltando ao gancho, o inimigo é, por enquanto, um amigo. Isso é uma grande diferenciação num comparativo a Lost, pois os personagens tentavam se proteger da ameaça misteriosa e aqui tende a ser diferente. De qualquer forma ainda é cedo para qualquer avaliação maior. FlashForward começou muito bem e foi descendo uma ladeira de decepções. Se The Event mantiver esse ritmo inicial já é um bom sinal.

Nota desse episódio: ****

Expectativa para o próximo episódio: ****

Roteiro: Nick Wauters

Direção: Jeffrey Reiner

Audiência: 11 milhões

Anúncios
comentários
  1. Leco Leite disse:

    Ainda vi, mas já vim dar uma olhada no texto… hehehe

    Mas gostei da audiência: 11 milha!!!

    Vamos ver se segura…

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s