The Walking Dead – 1×02 – Guts

Publicado: 9 de novembro de 2010 em The Walking Dead
Tags:

Exibido em 07.11.2010 na AMC

Após a estréia impressionante para uma emissora pequena (e que se refletiu no interesse dos espectadores nos outros paises numa exibição quase mundial) era certo um retorno em massa para o segundo episódio. Mesmo com uma leve queda na audiência o sucesso se mantém sem nenhuma dúvida.

Como números apenas interessam as empresas e não a nós que assistimos aos programas se deve registrar que esse segundo episódio não é tão bom quanto o primeiro. O motivo é que o roteiro não se apresenta tão azeitado como antes e deixa a desejar em vários aspectos.

O grande mérito do texto na premiere foi se distanciar dos filmes baratos de terror, com aquelas situações baseadas puramente em ação, discurso fraco dos personagens e os típicos clichês do gênero. Infelizmente aqui se cometem todos esses erros, embora o conjunto ainda seja superior.

Logo no teaser temos um lugar comum dos mais manjados. Lori (Sarah Wayne Callies), a esposa do protagonista, sai tranquila pela floresta e é surpreendida por ruídos que lhe dão receio e, de repente, se descobre que é o amante, Shane (John Bernthal), apenas fazendo graça. E tudo isso para valorizar que ela tem que retirar uma lembrança do pescoço que a faz lembrar do marido e então poder transar em paz. Isso sim é um horror.

Aliás, todo o grupo do acampamento carece de alguma utilidade dramática maior. Se no episodio de estreia apenas os vimos quase no final, agora, mal utilizados ou soando como coadjuvantes de luxo, já começam a incomodar com cenas redundantes.

Ok, esse grupo acaba se conectando ao outro apresentado nessa semana, mas isso não necessariamente ajuda no uso deles para a história. E com o agravante de mais personagens em cena para uma futura reunião logo se imagina que alguns devem ser descartados pelo caminho. Como é o caso de Glenn que parece querer seguir outro rumo.

Quem acompanha a comic que deu origem a série teve nesse episódio a certeza que a história irá divergir muito, não só em aprofundamento em alguns momentos como uma completa recriação ou mesmo muito material original. Se na estreia houve a ampliação do drama do homem que ajuda Rick no começo de sua jornada e lá no final com a aparição de um útil tanque de guerra, neste episódio simplesmente a seqüência da loja de roupas e seu desdobramento foram desenvolvidos somente para a série.

E é justo nessa novidade que residem os problemas do roteiro. É para forçar a barra que por mais de uma vez os acuados personagens ficam na frente das portas de vidros para atiçar a fome dos zumbis. Por que não ficaram lá no topo do prédio? Com certeza os seus cheiros não seriam sentidos pelos famintos na rua. Outro ponto são os diálogos fracos, que não acrescentam nada aos temas de racismo e da mulher que entra em desespero de início e depois sente saudades da irmã, até pensando em roubar um mimo para esta. Nota-se que ambos resvalam na função esvaziada do policial nesses tempos sem lei. Poderia ser melhor.

O único grande destaque é o que salva o episódio de ficar abaixo da média. A solução radical bolada por Rick para poder caminhar entre os mortos-vivos afim de conseguir uma condução para a escapada tem uma qualidade acima do restante que o roteiro oferece. Tanto a cena do esquartejamento quanto a aplicação do truque foram de impacto. E só.

Nota desse episódio: *** e 1/2

Expectativa para o próximo episódio: *****

Roteiro: Frank Darabont

Direção: Michelle MacLaren

Audiência: 4,7 milhões (caiu 600 mil)

 

<– episódio anterior

Anúncios
comentários
  1. Noé disse:

    Bom post! Parabéns!
    Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s